quinta-feira, 24 de dezembro de 2009

Planos para 2010


Estimados leitores, 2009 já está no seu fim, então olhemos para o horizonte que possivelmente avistaremos possibilidades de nos reunirmos fora da blogosfera para discutirmos sobre História das Ciências, e suas possíveis e tão sonhadas aplicações no ensino:



Comecemos pelo Encontro de Filosofia e História da Biologia, que ocorrerá em agosto (de 11 a 13) no Instituto de Biociências da USP e se não houver enchente nem engarrafamento certamente estarei lá.
A programação ainda não está completa, mas já tem bastante informação sobre o evento no site da ABFHiB (Associação Brasileira de Filosofia e História da Biologia).


E teremos também a 1ª Conferência Latino Americana do Grupo Internacional de História, Filosofia e Ensino de Ciências - IHPST LA que ocorrerá também em agosto (de 19 a 21), no Maresias Beach Hotel, na Praia de Maresias em SP. Que será precedida de outro evento que ocorrerá no mesmo local, o 8th International Conference for the History of Science in Science Education - ICHSSE, que ocorrerá de 16 a 19 de Agosto de 2010. A programação deste evento estará disponível em janeiro.

Farei as devidas atualizações neste post na medida em que forem surgindo mais informações.

Amplexos Natalinos!!!




quinta-feira, 3 de dezembro de 2009

Quer História da Ciência? Então experimente isso.

Antes de ler este post inteiro peço a você estimado leitor que reflita sobre algumas questões que possivelmente já te encontraram (ou não) em algum momento nesta sua breve passagem pelo planeta Terra.

  • Você sabe quem foi o DEUS que fez a perfeita combinação do cacau e leite?
  • Quem foi que te disse que a impressão digital é única em cada indivíduo?
  • E aquelas unidades de medida que você viu no ensino médio, no pré-vestibular ou até na faculdade, mas nem faz idéia do por que dos nomes delas? O que estes cientistas fizeram para merecer a devida homenagem?
  • Algum dia te disseram que os raios conduzem eletricidade? Quem foi o louco gênio que testou isso?
  • E a idéia de que África e América do Sul são terras que se complementam, onde foi que você viu isso? Quais foram as evidências?
  • Existe uma solução “mais fácil” para evitar o aquecimento global?
  • De todas as Estórias que te contaram quando te apresentavam algum conceito de biologia, física ou química durante as tuas aulas, te contaram uma História também?

Pois bem, no ano de 2010 comemoram-se os 350 anos da Royal Society de Londres e pra celebrar a instituição disponibilizou ao público o site com uma linha do tempo interativa o Trailblazing.


O site é fantástico, há nele 60 artigos das diversas áreas da ciência disponíveis para leitura, artigos de grande impacto na sociedade como um todo.

Não vou me estender muito aqui porque não quero que você perca o seu tempo lendo meus elogios à página, mas que o aproveite lendo. Depois volte aqui e comente e se precisar de algum auxílio pode entrar em contato, pois nestas férias tentaremos disponibilizar uma resenha (em português) de cada um dos artigos.


Dica do Enio Yoshinori.

Figuras retiradas dos artigos no site Trailblazing (http://trailblazing.royalsociety.org/).