Utilizei a apresentação de slides abaixo numa aula para abordar aspectos importantes na utilização de História e Filosofia das Ciências no ensino de Química.
Com as reformas implantadas no ensino de Química na última década, fala-se muito em trabalhar a História e a Filosofia das Ciências para facilitar o entendimento da Química. Essa abordagem proporciona a significação dos conceitos e o ensino da Química em seus diversos contextos: ético, histórico, filosófico (reflexivo), social e tecnológico. Além disso, um senso histórico torna as aulas mais ricas, profundas e mais interessantes para os estudantes.
Nessa apresentação cito dois autores: Chassot e Matthews (referências no final da apresentação).
Chassot, em seu livro Alfabetização Científica, enfatiza que a História da Ciência é uma facilitadora da alfabetização científica do indivíduo. Defende a remoção de alguns conteúdos que acrescentam pouco ao entendimento e à construção dos conhecimentos de Química e a busca de um ensino mais histórico, que evidencie a natureza do conhecimento químico e mostre como essa ciência negocia e enraíza esse conhecimento.
Para Matthews, a História e a Filosofia não tem todas as respostas para resolver os problemas enfrentados pelo ensino de Ciências, mas:
Com as reformas implantadas no ensino de Química na última década, fala-se muito em trabalhar a História e a Filosofia das Ciências para facilitar o entendimento da Química. Essa abordagem proporciona a significação dos conceitos e o ensino da Química em seus diversos contextos: ético, histórico, filosófico (reflexivo), social e tecnológico. Além disso, um senso histórico torna as aulas mais ricas, profundas e mais interessantes para os estudantes.
Nessa apresentação cito dois autores: Chassot e Matthews (referências no final da apresentação).
Chassot, em seu livro Alfabetização Científica, enfatiza que a História da Ciência é uma facilitadora da alfabetização científica do indivíduo. Defende a remoção de alguns conteúdos que acrescentam pouco ao entendimento e à construção dos conhecimentos de Química e a busca de um ensino mais histórico, que evidencie a natureza do conhecimento químico e mostre como essa ciência negocia e enraíza esse conhecimento.
Para Matthews, a História e a Filosofia não tem todas as respostas para resolver os problemas enfrentados pelo ensino de Ciências, mas:
- Humanizam as Ciências e as aproximam dos interesses pessoais, éticos, culturais e políticos da comunidade;
- Podem tornar as aulas de Ciências mais desafiadoras e reflexivas, incentivando o pensamento crítico;
- Contribuem para o entendimento mais integral da matéria científica, tornado-a mais significativa para o sujeito;
- Ajuda na formação do professor, na formação da concepção de Ciência que o professor terá e acabará passando para seus alunos.
Assim como os autores citados, entendo que é importante que o estudante compreenda como o pensamento científico mudou através do tempo. A natureza desse pensamento é afetada pelo contexto social, cultural, moral e espiritual da época ou do meio no qual se desenvolve. O aluno precisa entender o caráter transitório do conhecimento científico para entender que a Ciência, como construção humana, está sujeita a falhas e a mudanças em suas convicções.
Ensinar uma Química que tenha significado para os estudantes é o primeiro (e grande) passo para se conseguir um bom aprendizado.
View more presentations from atribeiro.
Nenhum comentário:
Postar um comentário