quinta-feira, 30 de julho de 2009

Copérnico: O 112º elemento



O elemento de número 112, o unúmbio, da tabela periódica poderá receber um nome muito melhor do que o atual digno de 2009: copernicum (Cp). Digno, vou dizer aqui por duas razões óbvias (ou não):
Primeiro porque 2009 é o Ano Internacional da Astronomia, então nada mais justo que fazer esta devida homenagem a esse campo da ciência; Segundo pela importância da Teoria Heliocêntrica do Sistema Solar, que diz que o Sol está PERTO do centro do universo, que diz que a Terra possui 3 movimentos: rotação diária, volta anual, e inclinação anual de seu eixo. O que pode explicar muita coisa, por exemplo, as estações do ano, que por sua vez podem ser cruciais para quem vive da agricultura ou para um país onde a agricultura é a base de sua economia.
                                          
Bom, unúmbio foi descoberto em 1996 por um grupo de cientistas chefiado por Armbruster no Heavy Ion Research Laboratory (G.S.I.) em Darmstadt na Alemanha produzido através da reação nuclear entre o chumbo 208 e o zinco 70 em um acelerador linear de partículas. Atualmente a IUPAC usa a nomenclatura provisória para o elemento 112 chamando-o de unúmbio (Uub). Maaaaas!! Eis que um pesquisador (Sigurd Hofmann) e sua equipe da mesma instituição (o G.S.I) propuseram o nome do astrônomo Copérnico na tabela. E a União Internacional de Química Pura e Aplicada (IUPAC) deixou claras as condições para se propor um nome a um novo elemento químico num artigo de 2002 que diz:

Um procedimento é proposto para nomear novos elementos... os descobridores são convidados a propor um nome e um símbolo para a Divisão de Química Inorgânica da IUPAC. O Elemento pode ser nomeado dando referência a um conceito mitológico, um mineral, um lugar ou país, uma propriedade ou um cientista. Após análise e aceitação pela Divisão de Química Inorgânica, a proposta segue para o conselho da IUPAC para obter sua aprovação”.

A IUPAC agora levará um período de seis meses para discussão para eliminar potenciais confusões, pois a sigla Cp já foi utilizada como sinônimo do fragmento de ciclopentadieno C5H5.
Agora só nos resta torcer para que ele seja aprovado, pois eu, em meu ensino de química preferiria mil vezes me lembrar de copérnico do que unúmbio.

[ATUALIZADO] 
Antes tarde do que nunca!
Finalmente o elemento 112 já não leva mais o nome do número (un um bio ~ “um um dois”). As adoráveis tabelas periódicas do seu colégio ou da sua faculdade certamente já estão com o nome do ilustre Copérnico no local de homenagem. A aceitação do nome do elemento pela IUPAC foi aprovada e publicada em um artigo em fevereiro de 2010. 

Para aqueles um pouco mais atenciosos, parece que a ideia agradou muito e outros elementos já estão (ou estavam) com nomes que homenageiam outros cientistas também. Ficou curioso? Lá vão alguns!

- Rutherfordium (Rf): elemento 104, em homenagem ao físico e químico Ernest Rutherford (1871-1937).
- Bohrium (Bh): elemento 107, em homenagem ao físico Niels Henrick David Bohr ou Niels Bohr (1895-1962).
- Roentgenium (Rg): elemento 111, em homenagem ao físico Wilhelm Conrad Röntgen (1845-1923).
- Einsteinium (Es): elemento 99, em homenagem ao físico Albert Einstein (:P) (1879-1955).
- Fermium (Fm): elemento 100, em homenagem ao físico Enrico Fermi (1901-1954).
- Mendelevium (Mv): elemento 101, em homenagem ao químico e físico Dmitri Ivanovic Mendeleiev (1834-1907).
- Nobelium (No): elemento 102, em homenagem ao químico e inventor Alfred Nobel (1833-1896).
- Lawrencium (Lr): elemento 103, em homenagem ao físico Ernest Orlando Lawrence (1901-1958).

A próxima pergunta a ser feita é: o que cada um deles fez para receber essa grandiosa homenagem?



Referências:
- Pure Appl. Chem., 2002, Vol. 74, No. 5, pp. 787-791
Nature, 23 jul 2009, vol. 460, p. 449.
Imagens:
- Concepção artística do elemento unúmbio. Autora da imagem: Carol L. Myers;
- Casa de Nicolau Copérnico em Torun, Polônia. Fotografia de Stephen McCluskey em 01/04/2005.
Referências da atualização: 
- TATSUMI, Kazuyuki; CORISH, John. Name and symbol of the element with atomic number 112 (IUPAC -Recommendations 2010). Pure and Applied Chemistry, v. 82, n. 3, p. 753-755, 2010.


3 comentários:

Biosfera disse...

Excelente descrição...

Parabéns pelo blog e pelos textos.


Abração

Visite-nos

Alan Dantas - Num disse...

Muito obrigado pela leitura!

Certamente tenho mais um blog na minha lista de favoritos.

Grande abraço!

Jujuba disse...

Mesmo cursando química, ainda não havia me informado sobre essa possível atualização. Como tu, também prefiro referir-me ao grande Copérnico do que a uma junção de digamos "códigos" para descrever o número 112 (un-um-bio)

Viva Copérnico!

Parabéns pelo post, adorei!

Abraços.